Pirapora do Bom Jesus, eu fui! - Keep N´ Pop

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Pirapora do Bom Jesus, eu fui!

Imagem: Wikipedia
Pirapora do Bom Jesus é um município localizado na Zona Oeste da Grande São Paulo. Seu nome tem origem tupi e significa "pulo do peixe", através da junção dos termos pirá ("peixe") e pora ("pulo").

Imagem: sbj6.com.br
Em 1725, a imagem de madeira do Senhor Bom Jesus, santo padroeiro da cidade, foi encontrada numa corredeira, apoiada numa pedra do Rio Tietê.E a cidade tornou-se município em 1959, quando se emancipou de Santana de Parnaíba.

Seus limites são Cabreúva e Jundiaí a norte, Cajamar a leste, Santana de Parnaíba a sul e Araçariguama a oeste.

Pirapora do Bom Jesus situa-se a uma altitude média de setecentos metros.


Imagem: Keep N Pop
A cidade fica num vale encravada entre grandes montanhas da serra do Ivoturuna, a beira do Rio Tietê, bastante poluído neste trecho. Fica a 53 km da cidade de São Paulo, próxima à Rodovia Castello Branco.

No início do povoamento, o rio serviu como via de transporte, comunicação, energia, subsistência, irrigação e lazer.O Rio Tietê corta o centro velho da cidade e por vezes, pode-se observar tapetes de espuma sobre suas águas. Este fato ocorre devido à proximidade da cidade com a Barragem de Pirapora do Bom Jesus, que tem por finalidade acumular água, para atender à Usina Hidroelétrica de Rasgão, que se situa pouco mais abaixo.


É uma cidade turística, famosa pelas romarias que recebe, onde ciclistas, pedestres, charreteiros, cavaleiros e veículos motorizados chegam para reverenciar a imagem de Bom Jesus.
Imagem: sbj6.com.br
Na cidade, o visitante encontra o primeiro Santuário Cristocêntrico do Brasil, cuja origem teve início em 1725, quando foi descoberta, em uma corredeira, a imagem do Bom Jesus. A capela inicialmente construída no local deu lugar a outra feita de madeira. Em 1845 iniciou-se a construção da atual igreja (concluída em 1887), que abriga famosa escultura de Cristo, com cabelos naturais. A escultura está localizada no altar-mor, protegida por uma redoma de vidro a prova de balas e é acessada pela lateral da igreja.

Até hoje, a cidade continua recebendo um número bastante significativo de romeiros tanto em datas religiosas quanto em fins de semanas normais. A Secretaria da Cultura e Turismo da cidade estima que cerca de 600 000 pessoas vão anualmente a Pirapora, perdendo em número de romeiros apenas para Aparecida (popularmente conhecida como Aparecida do Norte).

Imagem: Keep N Pop
Ao visitar o museu, você encontra em exposição vestimentas e objetos utilizados por padres, peças antigas que representam cada época, animais e tem a  Capela do Seminário Premonstratense que foi construída de 1926 á 1928. Sua arquitetura gótica impressiona por seus detalhes.

Imagem: Keep N Pop

Todas as obras em madeira são da mão do artista José Withofs, belga, irmão Premonstratense, que viveu 55 anos no Brasil de 1905 á 1959, quando faleceu em Pirapora. Os seus trabalhos vão desde simples poltronas até paredes inteiras, capelas, púlpitos, altares e imagens, esculpidos em madeira obtida nas matas que circundavam o seminário.

Imagem: Keep N Pop

E depois de vislumbrar esta linda capela, você pode visitar o jardim ao lado e fazer ótimos registros.

Imagem: Keep N Pop

O museu está aberto á visitas somente aos domingos das 9h00 ás 16h00. Entrada no valor de 4,00 reais por pessoa e crianças de até 7 anos não pagam a entrada. 



Imagem: Keep N Pop

Na praça, em frente ao Santuário Cristocêntrico do Brasil há uma feira livre com vendas lembrancinhas da cidade e muitos alimentos. E uma linda estátua de Nossa Senhora da Penha.

Minha visita a cidade foi neste domingo e achei uma cidade muito agradável, tranquila, com muito verde, mas devido a época de frio, ficou um pouco difícil aproveitar o passeio, mesmo fazendo um Sol. Então se você pretende fazer uma visita á Pirapora do Bom Jesus é melhor se agasalhar bem ou ir no Verão. Com certeza não irá se arrepender! 







Leia Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário