Além do tamanho, cor e design do sofá, cadeira ou poltrona, a escolha certa do material que irá revestir o móvel é fator determinante. Na hora de decidir o revestimento mais adequado, é preciso considerar o ambiente, o custo-benefício, o tipo de uso da peça, a dinâmica da casa, do escritório, da empresa ou do comércio. Diante da grande variedade de opções, como couro, sintético e tecido, confira dicas da Cipatex® para evitar erros na hora da compra.
Fluxo de pessoas
Onde há grande fluxo de pessoas, o ideal é optar por revestimentos resistentes e de fácil limpeza e manutenção. Materiais como couro ou sintético são indicados devido à praticidade de higienização e impermeabilidade. No caso do sintético, as inúmeras possibilidades de cores e estampas atendem com versatilidade os mais variados estilos de decoração, seja de hotéis, restaurantes e empresas.
Crianças, animais e alérgicos em casa
Para quem tem crianças, gatos ou cães em casa as melhores opções são o revestimento sintético e o couro. Os materiais podem ser limpos regularmente, oferecem menos risco de acúmulo de poeira e pelos de animais, além de não reter odores e ser mais difícil de rasgar. Também são mais indicados para pessoas alérgicas.
Se optar por tecido como chenille ou suede, prefira modelos que possam tornar a limpeza mais prática, como os móveis com encostos e assentos removíveis que podem ser retirados e colocados ao sol. Tecidos impermeáveis também podem ser uma boa alternativa.
Ambientes externos
As áreas externas exigem bastante atenção, já que o ambiente pode estar sujeito às intempéries, como umidade, chuva e sol. No caso dos revestimentos para cadeiras, poltronas, espreguiçadeiras e demais móveis que constantemente ficam expostos às mais diversas condições climáticas, como raios UV, umidade ou maresia, é necessário que o material tenha maior resistência, impermeabilidade e proteção antibacteriana, para evitar a proliferação de bactérias e bolor. Além disso, o material não pode deformar, nem desbotar com facilidade e tem de ter resistência ao uso contínuo, sem perder o toque macio e suave.
A qualidade interna do estofado também deve ser observada. É importante escolher um enchimento que não mofe, principalmente o que ficará na área externa. Preocupe-se com a qualidade da espuma. Não adianta o revestimento ser antimofo se o material interno for ruim. O revestimento pode ficar intacto e o enchimento deteriorar.
Tecidos impermeabilizados podem ser alternativas, assim como revestimentos sintéticos com resistência aos raios UV e proteção antibacteriana.
Sobre o Grupo Cipatex®
Há 54 anos o Grupo Cipatex® oferece ao mercado soluções confiáveis e inovadoras em revestimentos sintéticos, buscando sempre uma posição de vanguarda, com responsabilidade social e ambiental. Criada em 1964, a companhia se diversificou constantemente e hoje conta com uma linha de produtos que atende aos setores de calçados, piscinas, bolsas e acessórios, utilidades domésticas, construção, móveis, vestuário, automóveis, esporte e lazer, brindes, material escolar e comunicação visual. Por essa dedicação tornou-se líder na fabricação de revestimentos sintéticos. Ao todo, a Cipatex® conta com cerca de 1.400 colaboradores distribuídos em cinco plantas industriais, exportando para cerca de 20 países.
oi!
ResponderExcluirEssas dicas são maravilhosas, eu adorei as inspirações são lindas.
Muito boas suas dicas. Nunca tinha parado pra pensar sobre as variáveis na hora de escolher o revestimento do sofá, a parti de hoje irei ficar atenta com esses detalhes.
ResponderExcluirótimas dicas, com certeza irão facilitar na escolha do revestimento.
ResponderExcluirDicas excelentes. Adorei.
ResponderExcluir