TCS Innovation Forum traz ao Brasil discussões sobre a revolução tecnológica e seus benefícios para a humanidade - Keep N´ Pop

quarta-feira, 15 de maio de 2019

TCS Innovation Forum traz ao Brasil discussões sobre a revolução tecnológica e seus benefícios para a humanidade

TCS Innovation Forum 2019 
Divulgação | Marco Estrella/ATME


O TCS Innovation Forum 2019, realizado em São Paulo pela Tata Consultancy Services (TCS), líder em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, no último dia 25 de abril, trouxe debates importantes e reuniu líderes de todos os segmentos do mundo empresarial e acadêmico, além de startups e empreendedores de vários países.
No evento também foram apresentados dados exclusivos – obtidos em uma pesquisa global encomendada pela Tata Consultancy Services – que avaliam como grandes empresas estão encarando a necessidade de transformar os negócios rumo ao futuro automatizado, ágil, inteligente e na nuvem. A TCS criou o conceito Business 4.0™ para ressaltar os motivos pelos quais as empresas devem se alinhar aos parâmetros globais de inovação e, por isso, auxilia seus clientes nessa jornada de transformação, que promove mudanças nos negócios e na sociedade.
Para abordar os aspectos mais relevantes ligados à inovação em diferentes países e segmentos, o encontro contou com palestrantes renomados como Luiz Candreva, Futurista e Head de Inovação do hub/sp; K Ananth Krishnan, VP e CTO da TCS; Frank Diana, Futurista da TCS; Luciano Calheiros, CEO da Swiss Re no Brasil; Marcela Fernie, COO do Banco Galicia (Argentina), entre outros.  Além disso, o Innovation Pavillion (Pavilhão de Inovação), contou com treze startups que apresentaram suas soluções aos convidados. Dentre os temas e expositoras participaram: M-Files, Arveng Technologies, Pecan.ai, Endor, SecuredTouch, Connected Digital Enterprise, The Digital Workplace, Ignio e Frictionless Biometric Payments.
O ciclo de palestras começou com Marcelo Wurmann, CEO da TCS América Latina, explicando as operações da empresa no mundo, o conceito de Business 4.0 e sua importância para todos os segmentos. Wurmann destacou a necessidade de as empresas estarem na vanguarda da revolução tecnológica e como os novos recursos podem trazer benefícios para a humanidade.
Em sua apresentação, o EVP e CTO da TCS, K Ananth Krishnan, explicou que as tecnologias não são oportunidades isoladas e que tudo é afetado por elas. Krishnan utilizou o conceito da tabela periódica para explicar como os diferentes elementos tecnológicos se combinam para formar outros produtos e o impacto social das inovações. O executivo também citou as parcerias da TCS com diversas empresas e universidades, e, destacou que as todas as equipes estão empenhadas para tornar a inteligência artificial e a automação mais acessíveis e descomplicadas.
O evento seguiu com o Consultor Associado & Líder de Inovação para a América Latina da TCS, Arun Ramachandran, porta-voz evangelizador da iniciativa Innovation Fórum, entrevistando Elessandra Silva, Senior IT Executive do grupo Cargill e Cesar Alves Vital, Business Proposition Director, do grupo Zurich. Elessandra ressaltou que a empresa possui marcas tradicionais do ramo alimentício, como Elefante e Liza, e que não deixa de tentar trazer produtos inovadores para as famílias brasileiras. Destacou, ainda, que a Cargill possui um centro inovação em Campinas, onde desenvolve tecnologias para novos produtos, em colaboração com universidades e tem vencido desafios logísticos com tecnologia e automação.
Já César Vital, do grupo Zurich, disse que a empresa vem utilizando a tecnologia para facilitar a vida do cliente, investindo em customer experience. O executivo contou que a empresa também tenta explicar a seus clientes os benefícios de abraçar riscos.
Em nova rodada de palestras, Sankha Som, TCS Chief Innovation Evangelist, citou os novos produtos, serviços e soluções que estão sendo desenvolvidos pela empresa e como a tecnologia afetará o modo como vivemos e trabalhamos. O Dr. Achannaanil Kumar, cientista da TCS, também estava presente para apresentar um sensor para detecção e localização de impurezas e explicar sobre o futuro dos metamateriais. Em seguida, o consultor e Head de Data and Decision Sciences Research da TCS, Prof. Anand Sivasubramaniam, explicou como a tecnologia está contribuindo para medicina, exemplificando com o rastreamento de distúrbios genéticos raros.
Durante o painel CXO, o CIO da VLI Logística, Christian Reis, destacou que a empresa foi eleita quatro vezes como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, pela Revista Você S/A. Reis explicou que o segredo de sucesso é a política de empoderamento dos funcionários, que tenta extrair o melhor de cada um. Destacou ainda que essa relação baseada em confiança é repassada para o cliente, que sabe que a VLI investe em tecnologia de primeira geração para vencer os obstáculos logísticos e de comunicação.
Seguindo o ciclo de palestras, foi a vez do cientista Kumar Narayanan – Head of Business Solutions - e Antony Arul – TCS Head of Artificial Intelligence Practice, explanar sobre as tecnologias utilizadas para antecipar as necessidades do cliente através da inteligência artificial e a resolução de problemas por meio da automação.
No próximo painel CXO, o CEO da Swiss Re Corporate Solutions Brazil, Luciano Calheiros, destacou que a empresa vem investindo em tecnologia para evitar um atendimento burocrático aos clientes e disponibilizar serviços inovadores e essenciais para os segurados. Calheiros ainda explicou que através das melhorias para detecção de fraude, é possível melhorar a experiência do cliente na hora da utilização dos serviços contratados na seguradora.
Após o painel, Deepak Verma, Consultant, Analytics & Insights Business da TCS, e Dhamodararaj Kannan, Head - Retail Strategic Initiatives da TCS, expuseram sobre métodos de tratamento e exploração de dados, e, sobre plataformas analíticas para Marketing. Também destacaram que a TCS atende clientes individualmente, trazendo soluções específicas para cada necessidade.
Durante o painel da área bancária, a COO do Banco Galicia, Marcela Fernie, o Executive Director of Digital Banking do Grupo Financeiro Banorte, Miguel Felipe Cañas, o Superintendente de Pesquisa e Inovação do Bradesco, Fernando Freitas, e, o VP de Informação e Tecnologia do Bancolombia, Jorge Ospina, elegeram o tratamento de dados e tecnologias de assistentes pessoais como itens fundamentais para o futuro do setor.
Uma pesquisa interativa com os convidados do TCS Innovation Forum 2019 revelou que cerca de 26% dos participantes (em sua maioria C-Levels)  acredita que, nos próximos cinco anos, os bancos físicos estarão extintos e toda a burocracia poderá ser resolvida por meio da tecnologia nos bancos digitais. Além disso, 62% deles também acreditam que o catalizador dominante na mudança do futuro será o rápido ritmo da inovação.
Frank Diana, TCS Futurist e Ashok Krish, Global Head, Digital Workplace Practice, finalizaram as apresentações do dia destacando que as inovações tecnológicas realmente chegarão mais rápido e serão mais acessíveis para a população. Também abordaram questões importantes para os gestores: como manter os profissionais mais inteligentes dentro das empresas? Como incentivar esses colaboradores a inovarem cada vez mais?  Segundo os palestrantes a resposta para essas perguntas é simples: não é uma questão de infraestrutura e prédios modernos e móveis coloridos. A chave para o sucesso é a dedicação ao colaborador, no sentido de facilitar suas vidas ao mesmo tempo em que o incentiva a se lançar em novos desafios. Outra questão discutida foi a qualificação dos profissionais do futuro, que deverá ser generalista e especialista ao mesmo tempo.
Durante o evento, os convidados puderam conhecer algumas startups que estão chamando a atenção dos empresários, no Innovation Pavillion. Entre elas, as startups Endor e Secured Touch. O CBO da Endor, Tomer Srulevich, explicou aos convidados como funciona o software preditivo de comportamento, que utiliza o conceito de física social para análise de big data. Outro destaque no pavilhão foi a apresentação do diretor de vendas da Secured Touch, John Pappas. Papas demonstrou como a Inteligência Artificial desenvolvida pela empresa utiliza biometria comportamental para detectar fraudes. Também estavam presentes outras startups parceiras da TCS COIN, M-Files, Arveng Technologies e Pecan.ai
Mais informações e destaques sobre o evento estão disponíveis em: https://www.tcsinnovationforum.com.br/


Sobre a Tata Consultancy Services Ltd (TCS)
A Tata Consultancy Services é uma empresa de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, que nos últimos 50 anos tem se associado a muitas das maiores empresas do mundo para acompanhá-las em suas jornadas de transformação. A TCS oferece um portfólio integrado, voltado para consultoria e com suporte cognitivo, de serviços de TI, Negócios e Tecnologia e Engenharia. A entrega é realizada por meio do seu modelo único de Location-Independent Agile, reconhecido como um padrão de excelência em desenvolvimento de software.
Como parte do Grupo Tata, o maior conglomerado industrial da Índia, a TCS tem mais de 400 mil dos consultores mais bem treinados do mundo em 46 países. A empresa gerou receita consolidada de US$ 19,09 bilhões no exercício fiscal encerrado em 31 de março de 2018 e está listada na BSE (antiga Bolsa de Valores de Bombaim) e na NSE (National Stock Exchange) na Índia. A postura proativa da TCS em relação às mudanças climáticas, e o premiado trabalho que realiza com comunidades em todo o mundo garantiu à empresa um lugar nos principais índices de sustentabilidade, como o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), o Índice Global de Sustentabilidade MSCI e o FTSE4Good Emerging Index. Para mais informações, visite www.tcs.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário