Ibrachina fortalece laços culturais de Brasil e China nas comemorações dos 50 anos das relações diplomáticas entre os países - Keep N´ Pop

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Ibrachina fortalece laços culturais de Brasil e China nas comemorações dos 50 anos das relações diplomáticas entre os países

Presidente do instituto, Thomas Law, participa de encontro promovido pela CMG e EBC, e o Ibrachina Musical Project apresenta repertório especial para Lula e Xi Jinping

Divulgação

Como parte das comemorações pelos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, Thomas Law, fundador e presidente do Ibrachina, participou do evento de intercâmbio cultural Brasil-China, realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, na última quarta-feira (20).  

“O evento foi marcante, mostrando a importância da cooperação bilateral. O Ibrachina colaborou com a realização do estudo realizado pelo CEDES sobre a percepção dos brasileiros sobre a China", explicou Thomas Law. 

Ainda como parte da programação ocorreu a troca de documentos de cooperação entre o CGM e o Festival do Rio; o lançamento do Hi+, nova plataforma de vídeo sob demanda com conteúdo chinês para o público brasileiro; a divulgação dos resultados de pesquisa de opinião sobre a percepção dos brasileiros sobre a China, realizado pelo CEDES, o programa de exibição de filmes e séries chinesas em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. A Orquestra Criança Cidadã encerrou o evento, com uma apresentação musical.  

O encontro, organizado pelo Grupo de Mídia da China (CMG) e pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), também marcou o lançamento da 3ª Temporada do programa Clássicos Citados por Xi Jinping em português. 

Estiveram presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do CMG, Shen Haixiong; o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro da Secom, Paulo Pimenta; a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra interina do turismo, Ana Clara Machado; e o presidente da EBC, Jean Lima. O embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, participaram de forma remota. 

 

Projeto Musical Ibrachina encanta Lula e Jinping 
A integração cultural foi destaque na recepção de Xi Jinping no Palácio da Alvorada. O Projeto Musical Ibrachina, formado por músicos brasileiros, apresentou um repertório que mesclou canções tradicionais chinesas e sonoridades brasileiras. Entre as músicas executadas estava Minha Pátria, interpretada pela soprano Marília Vargas, além de outras composições com arranjos do maestro Fabá Jimenez. 

Eles foram cumprimentados por Lula e Xi, que elogiaram a apresentação. Segundo o maestro Fabá Jimenez, guitarrista da banda e responsável pelos arranjos, “foi uma bela maneira de homenagear a China e o presidente Xi Jinping, pois sua esposa é cantora e já gravou Minha Pátria”. Além de Fabá, participaram da apresentação os músicos Rhaíssa Bittar, Adriano Grinberg, Marco da Costa e Fábio Sá. 

A banda, que já possui um álbum disponível no Spotify e uma playlist no canal do Ibrachina no YouTube, reafirma a importância da música como elemento de aproximação entre as nações. 

 

Sobre Thomas Law     

Thomas Law é doutor em Direito Comercial pela PUC/SP, sócio-proprietário do escritório de advocacia que leva seu nome, presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), vice-presidente do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES) e fundador do hub de inovação Ibrawork, além de diretor do Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico e Social da Universidade de São Paulo (USP).  O Ibrachina tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Instituto atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.  Já o Ibrawork é um centro de inovação com foco em smarts cities e oferece suporte para criação de incubadoras e programas de aceleração, promoção de hackathons, pesquisa e desenvolvimento, além da criação de startups.      

  

Sobre o Ibrachina      

Fundado em 2018 pelo Dr. Thomas Law, advogado, o Ibrachina é um Instituto sociocultural que tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Ibrachina atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário